quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dor de Lembrar - Guga Azevedo

A montagem local Homem Piano – Uma Instalação para a Memória (foto) está em sua terceira temporada de apresentações e é uma das gratas surpresas do Fringe. O monólogo, escrito e dirigido por Sueli Araújo e orquestrado por Luiz Bertazzo, apresentado até o dia 9 na CiaSenhas de Teatro, é um convite ao percurso da memória. Ou a ausência dela. O personagem carrega um charme perturbador na forma de se expressar e interagir com todos os 20 espectadores presentes em cada sessão. Contato feito olho no olho cria lágrimas de um universo em branco.
A peça é inspirada em uma estranha história que, em 2005, invadiu as manchetes de todo o mundo. Um jovem foi encontrado em uma praia inglesa, trajando um smoking molhado. Não falava nem lembrava de nada; só tocava piano.
A única lembrança do personagem é o fato de ter esquecido tudo. Recursos simples e impactantes – como utilizar giz branco para escrever memórias em uma parede branca – abrem as portas da angústia e introspecção. E você tem que participar disso. A única saída para tirar o constante nó em sua garganta é ajudar o protagonista com alguma lembrança. Boa ou ruim. Não é uma iniciativa obrigatória.

Guga Azevedo, especial para a Gazeta do Povo
http://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/festivaldecuritiba/conteudo.phtml?tl=1&id=1113343&tit=Dor-de-lembrar

Nenhum comentário:

Postar um comentário