domingo, 14 de março de 2010

A Permeabilidade do Ser?

O que fazer durante uma ação? Esta está sendo ultimamente a pergunta que norteia os ensaios do espetáculo. Pergunta mais ou menos lançada pela nossa preparadora corporal Cintia Kunifas, e que reverberou como pedra em águas calmas. Durante uma longa sequência de movimentos criados através da relação com espaço ( tendo a técnica de view points como suporte), a relação entre o foco que está sendo pesquisado durante a ação e a ação realizada, é por enquanto objeto de reflexões do trabalho. Quais as sensações, ou até sentimentos contidos na sequência? Alguns sentidos se aguçam por primeiro, a sensação térmica por exemplo: o frio da parede em contato com o braço, o metal aspero do corrimão da escada, ou o atrito quente das costas em contato com o linóleo, tudo isso chama minha atenção pro corpo, me tornando atento para as sensações físicas. Outro aspecto que surge a meu favor, é as parcerias que estabeleço com cada objeto (parede, chão, teto, vasos de flores...), quais partes do meu corpo enconstam, como se dá o afastamento, e as aproximações? Que sensação isso traz? Tudo isto é uma tentativa de me manter vivo e presente dentro de uma estrutura realizada, pois por ter realizado algumas vezes, caio no risco de ter apenas uma estrutura, uma coreografia impermeável, com começo e final já decidido e estabelecido. Esta sem dúvida é uma pesquisa da Cia, a qual faço parte há seis anos, mas tudo parece as vezes tão subjetivo (mesmo eu tendo certeza que não é), que as vezes até me pergunto: Será que alguma vez na vida eu já fiz as coisas em cena dessa forma tão "Permeável"? Talvez eu nunca encontre essa resposta,... Mas concerteza estou sempre em busca dela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário